Skip to content

Benefícios do Microcimento

Home > blog

Como utilizar o Microcimento: descubra os benefícios desse material popular para a decoração dos seus ambientes internos.

O assunto do momento é o microcimento! Ele se tornou uma peça fundamental no mundo da decoração de interiores e é um dos materiais mais requisitados por aqueles que desejam renovar suas casas. À medida que a popularidade desse material resistente, durável e versátil aumenta, vale a pena conhecer as vantagens de usar o microcimento (também conhecido como microconcreto) e as melhores formas de incorporá-lo ao design dos ambientes internos.

No início, quando o cimento era utilizado principalmente em construções industriais, poucos imaginavam que o microcimento se tornaria tão popular entre os designers de interiores, sendo considerado um dos materiais mais modernos para reformas residenciais.
Trata-se de um material altamente durável que pode revestir pisos, paredes e até mesmo móveis, criando uma superfície contínua que resistirá ao teste do tempo.

No entanto, o motivo pelo qual os designers de interiores se apaixonaram por ele é sua versatilidade e a liberdade criativa que oferece. O microcimento se mostrou um revestimento decorativo que pode ser utilizado em diversas cores, se adequando a praticamente qualquer estilo de decoração de interiores, desde o nórdico, industrial, minimalista, contemporâneo, moderno, rústico, boho, escandinavo, entre outros.

Mas afinal, o que é microcimento?

O microcimento é um revestimento composto por uma mistura de polímeros que cria uma camada fina e contínua. Graças às suas resinas, ele se torna tão flexível que pode ser aplicado facilmente em quase todas as superfícies, desde pisos e paredes até cimento e pedras de pavimentação.

Por que o microcimento é perfeito para reformas?

Reformar uma casa pode ser caro, mas o microcimento é um material econômico, pois sua principal vantagem é que ele cobre as superfícies de forma tão perfeita que você não precisará gastar muito dinheiro removendo pisos e azulejos antigos. Por exemplo, ao reformar um banheiro, é possível utilizar um acabamento antiderrapante para o microcimento e revestir facilmente a banheira e a pia. Além disso, por ser um material impermeável, ele evita a umidade no ambiente.

Vantagens de usar microcimento:

O microcimento é uma das melhores e mais fáceis maneiras de adicionar caráter e personalidade a um espaço, graças à sua versatilidade. Seu designer de interiores pode ajudá-lo a escolher a cor, a profundidade e o acabamento adequados para o microcimento, levando em consideração o estilo de decoração da sua casa. Por ser uma camada contínua, esse material é fácil de limpar e manter.

Além disso, o microcimento é extremamente seguro, pois é impermeável, lavável e antiderrapante. Por último, mas não menos importante, sua aplicação é muito simples. As possibilidades de decoração com microcimento são infinitas e, mesmo com seu aspecto inacabado, ele proporcionará um toque natural e orgânico à decoração e à arquitetura dos ambientes.

Como utilizar o microcimento em diferentes estilos de design

Quando adquirimos uma casa ou decidimos reformar nossa propriedade, pode ser difícil escolher um estilo de design de interiores específico. É aí que o microcimento pode nos ajudar, sendo um elemento de ligação que se adapta a qualquer estilo de decoração e mobiliário desejado para a casa.

Estilo nórdico: o uso do microcimento enfatizará a pureza e a simplicidade típicas do design de interiores nórdico. Paredes brancas, móveis modernos e materiais naturais, como madeira, algodão e linho, junto com a importância da luz natural, encontrarão uma combinação perfeita no microcimento, tornando o ambiente mais amplo e espaçoso. Cores neutras também são características desse estilo, e o microcimento se encaixará perfeitamente nesses tons sutis. Mesmo em um interior nórdico preto e branco, simples e elegante, esse material será a base perfeita para iniciar o projeto de decoração.

Estilo contemporâneo: esse estilo está relacionado a texturas e sofisticação. Um piso de microcimento contínuo adicionará um toque moderno e interessante a um ambiente contemporâneo, onde é possível combinar diferentes estilos de móveis, incluindo peças vintage e minimalistas. É a melhor forma de criar um espaço cheio de contrastes e personalidade.

Estilo industrial: o estilo industrial e o microcimento formam uma combinação perfeita, uma vez que esse material se encaixa perfeitamente na arquitetura típica desse estilo, que inclui elementos pretos, tijolos aparentes, metal e cobre. Cobrir o piso com microcimento também pode ajudar a ressaltar a luz natural do ambiente industrial e torná-lo mais acolhedor.

Interior minimalista: outra forma encantadora de usar o microcimento é em uma abordagem minimalista. Ao reduzir as cores, elementos decorativos e materiais ao mínimo, um piso de microcimento fluirá perfeitamente em um ambiente branco e neutro. Assim como o minimalismo busca maximizar o espaço, o microcimento e suas superfícies contínuas e uniformes serão os melhores aliados para alcançar esse resultado.

Em nossos serviços de design de interiores e decoração em Curitiba e Região do Paraná, SC, SP, MG podemos ajudá-lo a projetar e decorar sua propriedade, bem como auxiliá-lo na reforma da casa. Se você precisa renovar e projetar seu apartamento, casa de férias, chalé, estamos aqui para ajudar!

Malique Home Decor